O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), através da Escola de Gestão e Controle, realiza durantes os próximos dois dias, o XXIX Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante no município de União, cerca de 64 km da capital Teresina. O evento tem como objetivo qualificar gestores e formar controladores sociais para a atividade de controle e fiscalização da administração pública.
O TCE-PI realiza eventos deste porte para que haja uma melhoria da gestão no estado e a correta aplicação dos recursos públicos nos municípios. “Este evento é diferenciado devido a nossa estadia nos municípios para tratar de temas da administração pública. Para isso, contamos com a parceria com várias instituições com a Polícia Federal, CGE, CGU, APPM, Sebrae, AVEP e CREA-PI. Vale destacar ainda que este seminário não é só para servidor público, mas para toda a sociedade, porque um cidadão qualificado vai poder cobrar mais o prefeito, o secretário, e acompanhar o uso dos recursos e como estão sendo aplicados”, destaca Francisco Marques.
Este ano já foram realizados três seminários no estado. As palestras envolvem temas como o Fortalecimento do Controle e Cidadania; A atuação do Ministério Público de Contas, Saúde e qualidade de vida do servidor no trabalho, crimes eleitorais, entre outros.
Mais de seiscentas pessoas participaram do último evento no município de Castelo do Piauí. “Segundo nossa organização aqui talvez tenhamos tido o maior evento dentre todos os que já fizemos pelo Piauí e isso mostra que a população da cidade entendeu que também tem responsabilidade na gestão.”, finaliza o presidente do TCE-PI, Luciano Nunes.