O Direito Previdenciário foi tema de debate em três cursos realizados nos dias 25 e 26 de agosto na Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Os cursos são uma realização do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário em parceria com o TCE.
O IBDP atua no país inteiro para ampliar as discussões sobre a Previdência e para aperfeiçoar a legislação e normas do tema. De acordo com a presidente do Instituto e palestrante, Jane Wilhelm, a Previdência atinge toda a a população direta ou indiretamente, por isso é importante discutir e melhor o que for possível.
A programação contou com curso o de Aposentadoria e Pensão do Servidor Público, ministrada pelo auditor de controle externo do TCE, Alex Sertão; o curso de Iniciação à Advocacia Previdenciária apresentado pela Jane Wilhelm e a IV Jornada de Estudos Previdenciários do Nordeste, com o juiz federal Adonias Ribeiro e Jane Wilhelm.
“Durante os cursos apresentamos o que temos hoje de leis e interpretações do Direito Previdenciário e também sobre as perspectivas, pois estamos num momento de discussão nacional sobre a Reforma da Previdência e precisamos estar informados para podermos debater e opinar”, disse Jane.
Para o auditor e coordenador dos cursos, Alex Sertão, a participação do público foi um sucesso. “Estamos começando a difundir no Piauí a cultura previdenciária para o advogado, para o servidor público e para a população em geral. Contamos com a participação de grandes autoridades no tema para trazer o que há de mais novo na matéria”, explicou.