O auditório da escola estadual Nair Gonçalves, no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina, lotou de alunos na manhã desta quarta-feira (26). O motivo, cercado por muita expectativa dos presentes, foi o anúncio do nome do estudante selecionado para estágio no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) no próximo ano. A escolhida foi a estudante Sheila Silva dos Santos Feitosa, 15 anos, do 2º ano do Ensino Médio.
Ela irá trabalhar 4 horas por dia, será lotada na Escola de Gestão e Controle (EGC) do TCE-PI. À frente do evento esteve o conselheiro-substituto do TCE-PI, Delano Câmara, diretor da Escola de Gestão e Controle (EGC) e idealizador do projeto “TCE na Escola”, que estabelece critérios para a escolha dos novos estagiários do tribunal.
Ele parabenizou a estudante e disse que a vaga será uma oportunidade para trabalhar e estudar ao mesmo tempo. “Eu não conheço outro caminho para a vida que não seja através do estudo e da persistência”, declarou. Também estiveram presentes ao evento a professora Valquíria Nogueira, Sandro José Quaresma de Araújo e o auditor de controle externo Antônio Rodrigues de Carvalho Neto.
A diretora da escola, professora Maria do Perpétuo Socorro Silva Ribeiro, e a coordenadora pedagógica, professora Conceição Simone Silva Coutinho, representaram o corpo docente. O “TCE na Escola” tem como critério principal o desempenho escolar, seguido de uma entrevista e o preenchimento de um formulário que identifica as habilidades do candidato.
Além desses, a proximidade da escola com a sede do Tribunal de Contas também influencia na escolha, como explicou o auditor de controle externo Antônio Rodrigues de Carvalho Neto. “Esse método de seleção tem sido muito bem recebido em todos os setores do TCE-PI, e agora o presidente do tribunal, conselheiro Olavo Rebelo, já encampou a ideia, que é justa e democrática”, observa ele.