A Escola de Gestão e Controle (EGC/TCE-PI) iniciou na manhã desta terça-feira (28), o curso Contabilidade Aplicada ao Setor Público, que terá duração de três dias, tendo como ministrante, o professor e contador da Câmara Federal, Francisco Glauber Lima Mendes.
O evento, em sua abertura, foi prestigiado pela Vice-Diretora da EGC, Anete Marques e Silva, e pela sua Coordenadora, Valdira Soares e Soares. Ao fazer uso da palavra, o expositor apresentou uma visão geral dos conteúdos a serem trabalhados: os cumprimentos de metas físicas a partir da aplicação de recursos, estoque e geração de insumos, os conceitos de custos e gastos, fluxos, empenhos, liquidez, que foram direcionados para o setor Público.
Concluída a primeira etapa, o palestrante concedeu entrevista a EGC, discorrendo sobre a programação do evento e a metodologia a ser utilizada: o primeiro dia teve como objetivo abrir a mente e inserir o servidor no universo da Contabilidade, em seu aspecto Patrimonial: reconhecimento, avaliação, evidenciação e aplicação dos regimes Contábeis. Para o segundo dia, está previsto que os alunos sejam contemplados com a abordagem de estratégias com foco no Plano de Contas aplicado ao Setor Público; e finalizando o trabalho, na última etapa, o enfoque estará na estratégia e na análise das Demonstrações Contábeis, também, aplicadas ao Setor Público.
Justificando a oportunidade do evento, o expositor enfatizou a sua relevância, em termos de capacitação profissional para os servidores desta Corte de Contas, destacando a perspectiva de um melhor desempenho das ações, projetos, atividades e o desenvolvimento da capacidade crítica, sobretudo em relação à produção de informações necessárias à tomada de decisões.