A abertura do XXI Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante, em São João do Piauí, na noite de quinta-feira (02), foi um sucesso de público e participação, mais de 400 pessoas estão inscritas no evento que segue até sábado (04). O evento é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí, através da Escola de Gestão e Controle, com o intuito de aproximar o controle externo e a fiscalização da gestão pública da sociedade civil.
O vice-presidente do TCE-PI, Olavo Rebelo, destacou a importância da troca de conhecimento que ocorre durante os três dias de Seminário. “São dias de interlocução, vamos ensinar e aprender junto com os que estão aqui, pois também, nos interessa ouvir. Estamos trabalhando com a prevenção, pois através dela eliminaremos erros e evitaremos a corrupção”, disse.Prefeitos, vereadores e servidores dos municípios circunvizinhos a São João do Piauí marcaram presença no evento. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto, elogiou a ação do TCE em estimular a aproximação da população da gestão pública. “O Brasil está evoluindo em transparência, portanto, para uma efetiva participação do controle social, naturalmente isso torna o poder público mais eficiente. A administração é algo complexo, por isso, é primordial a capacitação para alcançarmos uma gestão transparente e moderna”.
A programação da abertura contou com três palestras. Na primeira, o conselheiro substituto, Delano Câmara, explanou sobre a função do Tribunal de Contas, suas responsabilidades e como age na fiscalização dos recursos públicos.
A auditora fiscal de controle externo do TCE-PI, Andrea Paiva, apresentou ao público as principais falhas nas prestações de contas, como atraso ou não envio das prestações de contas mensais; ausência de licitação ou fracionamento de despesa; emissão de cheque sem fundo; contratação de servidores sem concurso ou teste seletivo; entre outros. O primeiro dia de Seminário encerrou com a palestra do auditor governamental da Controladoria Geral do Estado, André Jung, sobre o Fortalecimento do Controle Interno.