• TCE-PI homenageia autoridades com o Colar do Mérito

    , em Sem Categoria

    A manhã desta sexta-feira (28) foi de comemoração no Tribunal de Contas do Estado do Piauí, a Corte de Contas celebrou seus 116 anos com a solenidade de entrega da Medalha Colar do Mérito, que é entregue às pessoas e entidades que tenham contribuído, de alguma forma, para a causa do controle externo.

    O TCE-PI é o mais antigo do Brasil e vem atuando com destaque na fiscalização dos recursos públicos. O presidente da Corte, Luciano Nunes, afirmou que os Tribunais de Contas do Brasil, em época alguma, assumiram um protagonismo tão forte como agora. “Somos um Tribunal pequeno, enxuto, mas qualificado e comprometido com o controle externo. A cada dia, investimos mais na ação preventiva e concomitante, trabalhando com inteligência para evitar que o dinheiro público seja desviado”.

    Os doze homenageados deste ano são: conselheiro Anfrísio Lobão Castelo Branco, conselheiro Antônio de Barros Araújo (in memorian), Antônio Luís Soares Santos, Antônio de Moura Borges, Fábio Henrique Mendonça Xavier de Oliveira, Joaquim Barbosa de Almeida Neto, Leida Diniz, Raimundo Álvares Rocha, Maestro Aurélio Melo, Ubiraci Rocha, Valdira Soares e Washington Bonfim.

    A servidora e homenageada, Valdira Soares, declarou sua felicidade pelo reconhecimento do seu trabalho. “Após 36 anos de Tribunal, ainda estou na ativa com toda garra e me sinto inteira para contribuir ainda mais para o controle e para a Administração Pública”.

    “Todas as personalidades aqui agraciadas são inegavelmente competentes e comprometidas com um Piauí melhor, muito obrigada a cada um de vocês e um agradecimento especial a todos os servidores e servidoras que compõem esta Corte de Contas, vocês são fundamentais na construção da nossa história”, destacou o presidente Luciano.

    Para a vice-governadora, Margarete Coelho, é louvável o trabalho realizado pelo Tribunal durante esses 116 anos na relevante causa da preservação do patrimônio público. “Não são todos os gestores que agem de má fé e o TCE tem investido cada vez mais no trabalho pedagógico, na educação para orientar e prevenir os desvios de recursos públicos”, disse.

    Durante a solenidade além da entrega do Colar do Mérito, houve o lançamento da 19 ª Revista TCE-PI, uma publicação técnica destinada ao conhecimento do controle externo e da administração pública.