A Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado realizou na manhã desta quinta-feira (12), a primeira etapa do curso de Qualidade nos Relatórios e Instruções de Controle Externo. Ministrado pelo professor e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso, Luiz Henrique Lima, o curso visa aprimorar o trabalho dos servidores.
A abertura do evento foi feita pelo conselheiro Jailson Campelo, que ressaltou a importância de melhorar os relatórios e simplificar os processos. “É importante que ao final tenhamos resultados positivos, com relatórios objetivos, simples e sucintos para agilizar o trabalho do Tribunal”, disse.
Pela primeira vez no TCE-PI, o professor Luiz Lima ressaltou que esse trabalho visa também propiciar aos servidores algumas instruções sobre o Controle Externo. “O que pretendemos é trazer exemplos para serem analisados e corrigidos, além de aprimorar a redação dos textos técnicos. Tudo isso com o objetivo de contribuir para uma reflexão pessoal sobre como esses trabalhos podem ser melhorados”, afirmou.
Cerca de trinta e cinco servidores da Diretoria de Fiscalização de Administração Estadual (DFAE) participaram do curso que tem uma carga horária de 16 horas/ aula. O curso tem continuidade amanhã (13), e é dividido em cinco unidades. Nesta quinta-feira foram discutidos assuntos como, a revisão dos fundamentos dos relatórios, instruções em processos de controle e também a identificação dos tipos de textos técnicos.
“Nós já ministramos essa mesma temática em outros tribunais do Brasil e essa preocupação com a qualidade de relatórios é muito grande, pois isso interfere na competência das decisões dos gabinetes que trabalham a partir dessa escrita técnica”, complementou o palestrante.