O Auditor Fiscal do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Sérgio Idelano, lançou a segunda edição do romance ‘Socó dos Morros- A história de uma tese’. O livro, antes lançado e publicado em 2003, foi classificado em primeiro lugar no concurso de romances ‘Fontes Ibiapina’, pela Fundação Cultural do Piauí, e publicado em parceria com outros ganhadores.
Este ano, ‘Socó dos Morros’ recebeu uma nova roupagem e é lançado individualmente. Logo no prefácio do livro, Sérgio relata a experiência de sua aventura literária. “Tenho um enorme carinho por este livro, não tanto pela qualidade advinda dele, mas por ter sido meu primeiro romance, e por ter conseguido com ele meu primeiro prêmio literário. Estava satisfeito com a coletânea em que ele foi publicado, mas prometi a mim mesmo, um dia, fazer uma edição individual do livro”, relata o escritor.
O lançamento no Tribunal de Contas foi realizado na manhã desta quarta-feira (18), e contou com a participação de vários amigos e colegas de trabalho nesta Corte. Com um histórico vasto de publicações, o Auditor Fiscal fala sobre a temática abordada na obra. “É um livro leve, de humor, que conta a história de três amigos sociólogos que se formam em São Paulo e resolvem fazer uma tese em conjunto. Um deles é piauiense e relata que no sertão do Piauí existe um lugar marcado pela longevidade, o Socó dos Morros, e eles vão até essa cidade para descobrir porque as pessoas vivem tanto e é a partir desse cenário que toda a história se desenvolve”, conta Sérgio Idelano, durante o lançamento do livro.
A carreira de escritor do Auditor Fiscal tem se mostrado promissora. Além do prêmio conquistado em 2003, no ano seguinte ele foi premiado novamente no concurso Permínio Asfora de Literatura, com o conto ‘O Gás’. Os poemas ‘Bolhas de sabão’, ‘Um Olhar’ e ‘Solidão, também estão integrados a uma antologia poética lançada em Minas Gerais. Em 2005, Sérgio novamente foi classificado em primeiro lugar com o livro ‘Memórias de um suicida’, no concurso promovido pela Fundação Monsenhor Chaves.
Confira a bibliografia de Sérgio Idelano:
- Frutos das árvores da vida em ‘Causos’ e Contos, volumes I e II (Contos);
- Janelas da Alma (Poemas);
- Engenho de Quimeras (Poemas);
- Uns Tantos de Contos e Uma Crônica no Reino de Funcionalismo Público (Contos);
- Socó dos Morros- A História de Uma Tese (Romance);
- A Meninas e a Estrada (Romance Juvenil);
- Memórias de Um Suicida (Romance);
- Contos, Crônicas e Outras Prosas Corridas (Contos);
- Somos Todos Velhas Fotografias (Romance).