Escola de Gestão e Controle (EGC), do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, recebeu o Certificado de Reconhecimento da Rede dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Piauí (ODS), na manhã desta quinta-feira (26). O Selo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foi dado a vinte e três instituições parceiras que trabalharam em prol do alcance das Metas do Milênio das Nações Unidas.
“Esse prêmio hoje é dado a Escola de Gestão e Controle pela parceria nas atividades desenvolvidas pelo núcleo, além da ajuda solícita que sempre tivemos. É uma forma de agradecer aos funcionários que sempre estiveram dedicados as atividades em prol do milênio; e continuamos firmes na certeza de que essa parceria só tem a crescer”, disse o coordenador de mobilização da rede ODS no Piauí, Narciso Chagas.
Para o diretor da EGC, o selo ODM é um estímulo para que atividades voltadas ao avanço do país e ao desenvolvimento sustentável continuem a serem realizadas. “O Tribunal de Contas neste milênio tem estado preocupado com a situação do planeta, preocupado não só em fiscalizar as ações do governo, mas em contribuir com o desenvolvimento saudável da nação. O Certificado de Reconhecimento é um estímulo a todos o que compõem esta Corte, em especial aos membros da Escola, para que continuem a desenvolver seu trabalho sempre contribuindo para a administração pública e também com os interesses da sociedade”, relata o diretor da Escola de Gestão e Controle, Conselheiro substituto Delano Câmara.
A solenidade de reconhecimento foi realizada no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI), durante o I Seminário Estadual de Interlocução em educação ambiental e Saúde. No evento estiveram presentes representantes do governo Estadual e Federal, além de integrantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD Brasil.
A Vice- governadora do estado do Piauí, Margarete Coelho, esteve no evento e falou sobre a importância de ações como essa. “O meio ambiente é um assunto muito sensível, estar discutindo isso hoje aqui é muito importante. Todos precisam ter compromisso com as ações sustentáveis. Afim de que as gerações futuras tenham um bom desenvolvimento e sigam o exemplo daqueles que trabalharam em prol de um país preocupado com o meio ambiente”, disse durante seu discurso.
As oito metas do milênio da Organização das Nações Unidas são: Acabar com a fome e a miséria; a educação básica de qualidade para todos; Igualdade entre os sexo e valorização da mulher; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a AIDS e outras doenças; Qualidade de vida e meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
“É importante ressaltarmos que a Escola de Gestão e Controle sempre deu apoio irrestrito às ações da Rede ODS e as portas continuam abertas para que projetos em prol do meio ambiente continuem a acontecer no estado”, finalizou Delano.