Os Seminários de Formação de Controladores Sociais promovidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí marcaram o ano de 2015. O último, realizado em Pedro II durante os dias 10 e 12 de dezembro reuniu mais de 300 participantes.
Na abertura, o conselheiro Olavo Rebelo enfatizou a importância da interiorização do Tribunal. “Queremos levar aos municípios conhecimento e captar o conhecimentos dos que participam e interagem nesses eventos. Queremos ensinar o que está ao nosso alcance e aprender também”.
Durante os três dias, os participantes puderam debater sobre assuntos que fazem parte do cotidiano da gestão pública. As palestras “Conhecendo o Tribunal de Contas”, “As principais falhas nas prestações de contas”, “Auditoria Operacional”, “Fortalecimento do Controle e Cidadania através da Ouvidoria do TCE”, “A Atuação do Ministério Público de Contas” e “Transparência, Controle Social e Gestão Pública” ajudaram a despertar a população sobre a importância da participação social no controle dos gastos públicos.
A prefeita de Pedro II, Neuma Café, parabenizou a iniciativa do TCE-PI. “Eventos como esse possibilitam tanto ao gestor como a população terem acesso a informações que são públicas, estimula uma gestão transparente, qualifica nossos servidores, pois através do controle social temos uma gestão mais eficiente”, disse.
Os temas de ICMS Ecológico/Como Captar Recursos para o Município, Administração Tributária Municipal (Planejamento, Eficiência e Inteligência Fiscal), Processo Legislativo Municipal, Lei de Responsabilidade Fiscal e SAGRES 2016 foram alguns dos abordados nos minicursos. Um segundo ciclo de palestra foi voltado para Conselheiros Municipais, Conselheiros Tutelares e Sociedade.
Confira mais fotos AQUI.