Palestra do auditor governamental e assessor da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Antonio Almeida Filho, sobre “Fortalecimento do Controle e Cidadania através da Ouvidoria do TCE”, abriu o XXVII Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante em Pio IX, na noite de quinta-feira (17). O evento, promovido pelo TCE-PI por meio da Escola de Gestão e Controle (ECG), foi encerrado neste sábado, 19.
O seminário aconteceu na Secretaria Municipal de Educação de Pio IX. A abertura contou com a presença do presidente do TCE-PI em exercício, conselheiro Olavo Rebelo, de auditores de controle externo e técnicos do tribunal, prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores e representantes de entidades e conselhos comunitários do município e de cerca de 13 cidades da região. Mais de 500 pessoas assistiram à solenidade e à palestra de abertura.
“Tivermos de montar um telão fora do auditório para acomodar todos os presentes. Só das pessoas que fizeram a inscrição foram 575”, disse o coordenador de seminários da Escola de Gestão e Controle do TCE-PI, Francisco Mendes. O seminário de formação de controladores sociais é destinado a prefeitos, vereadores, secretários e conselheiros municipais, representantes de entidades da sociedade civil e profissionais liberais.
A programação incluiu palestras sobre práticas eleitorais, noções de boa governança e cidadania e controle social das administrações públicas, além dos minicursos sobre prestação de contas, licitação e execução de obras públicas. O presidente em exercício do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, disse que a grande participação no seminário de Pio IX se deve à consciência da população da necessidade de qualificação dos gestores públicos e da importância da fiscalização e acompanhamento da gestão pública por meio dos controladores sociais.
O seminário de Pio IX foi o segundo realizado este ano pelo TCE-PI. O primeiro foi de 8 a 10 de março, em Teresina. Este ano, o evento será levado a mais seis municípios – Castelo do Piauí, União, São Raimundo Nonato, Picos, Oeiras e Paulistana. Em dezembro, haverá também um evento para formação de novos gestores, em Parnaíba. Em 2015, foram cerca de 3 mil pessoas capacitadas em seis edições do evento.