História de sucesso: servidor inicia como estagiário e depois toma posse como auditor

 

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) está com inscrições abertas para o processo seletivo de estagiários. Diante disso, esta Corte conta hoje (13), a história de João Luiz Figueiredo Júnior, Auditor Fiscal de Controle Externo, que iniciou sua carreira como estagiário de Direito no ano de 2008.

Estudante de bacharelado em Ciências Contábeis e Direito, João integrou a equipe do TCE-PI e se encantou pelas as atribuições do órgão. “Antes eu nem sabia o que fazia um Tribunal de Contas, depois que comecei a estagiar aqui fiquei apaixonado pela forma de fiscalização e, o fato de ter dois cursos nas áreas fundamentais das atividades daqui, me ajudou bastante nessa trajetória”, disse João.

Todo este empenho o levou a percorrer um caminho além do estágio, ele foi integrado à equipe do Ministério Público de Contas após terminar o curso de Direito, mas isso não foi o suficiente, toda a atuação da Corte o incentivou a estudar ainda mais a conseguir sua vaga por concurso. “No caso de concurso público, não adianta você fazer várias provas em diversas áreas, você precisa ter foco. Desde quando conclui meu curso de Direito, sempre quis trabalhar em um Tribunal, na área de controle, e foi isso que fiz, foquei meus estudos no que eu queria e deu certo. Consegui aprovação no Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul e aqui no estado do Piauí”, explica o auditor.

João Luís explica ainda que não foi fácil conseguir sua aprovação no concurso, ele já trabalhava seis horas diárias e ainda tinha que estudar para as provas. Para facilitar essa jornada, ele utilizava a biblioteca do TCE-PI. “Eu já não estudava seis horas devido ao trabalho, só começava a estudar a partir das 14 horas, então optei por estudar nas dependências do Tribunal, pois já economizava tempo em deslocamento. Eu e outros colegas formamos um grupo voltado para o estudo e, a maioria conseguiu sua aprovação no concurso”, explicou.

No dia 04 de Junho de 2014, João Luís foi empossado como Auditor de Controle Externo desta Corte de Contas e, diante de tal conquista, ele incentiva aos estudantes que estejam interessados em integrar a equipe do TCE-PI. “O estágio no TCE é algo muito bom, pois todos são incentivados a ter o máximo de experiência possível, a desenvolver funções e habilidades de forma completa”, conta.

“Ser integrante do TCE-PI é um exercício diário da cidadania, me sinto orgulhoso por trabalhar em um órgão que combate a corrupção, um assunto tão em pauta hoje em dia. Através do nosso trabalho nós podemos mudar a situação de municípios, melhoramos a merenda escolar de uma criança, a estrutura de uma estrada. Tudo isso me faz sentir que estou fazendo o bem à sociedade, combatendo as más ações”, finaliza o auditor, João Luís Figueiredo.

Tags: ,

Deixe o seu comentário!