O Centro de Valorização da Vida (CVV), realizou uma palestra para os servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, na manhã desta quinta-feira (18). O palestrante, Eyder Mendes, alertou a plateia sobre a importância do cuidado com a saúde mental e sobre os problemas que podem desestabilizar o ser humano.
Além disso, os servidores conheceram como funciona o Centro e conheceram os fatores que podem desencadear ansiedade e estresse. Eyder, que é coordenador de comunicação do CVV, trouxe números alarmantes sobre casos de suicídio no país. “Se você tiver em uma sala com trinta pessoas, cinco delas já pensaram em tirar a própria vida, além de tantos dados que assustam. É aí que o CVV entra com um trabalho de ajuda emocional para que as pessoas tenham um ponto de apoio”, disse o palestrante.
A psicóloga e professora da Escola de Gestão e Controle, Valquíria Nogueira, trouxe a palestra para o Tribunal de Contas do Estado do Piauí, através do SER TCE, um programa de Saúde e Qualidade de vida para o servidor. “É importante percebermos nossas necessidades para que possamos lidar com situações difíceis e conseguir superar traumas e dores. O CVV tem um trabalho admirável e, por isso, trouxemos o grupo até nosso local de trabalho para conversar com os colegas”, disse.
Funcionando há 30 anos na capital, o CVV atende todos os dias da semana através do telefone 3222-0000. É uma entidade formada exclusivamente por voluntários, oferecendo apoio fraterno, através da compreensão e aceitação incondicional dos sentimentos das pessoas.