O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) recebeu nesta sexta-feira, 11, o presidente do Observatório Social do Brasil/Picos – PI, Tiago Lopez Rego, que apresentou as diretrizes de funcionamento dos Observatórios Sociais à Rede de Controle.
A reunião, que aconteceu na Escola de Gestão e Controle (EGC-PI), constituiu mais uma etapa para a formação da comissão Observatório Social de Teresina, que tem como objetivo disponibilizar profissionais voluntários para atuarem no combate à corrupção na capital e fez parte da reunião da Rede de Controle que acontece mensalmente no Tribunal.
Os Observatórios Sociais são espaços democráticos apartidários que reúnem o maior número de entidades representativas da sociedade civil, atuando em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. Isso é feito por meio de monitoramento das licitações municipais e de ações de educação fiscal, visando contribuir para a melhoria da gestão pública. No Piauí, Picos foi o primeiro município a receber um Observatório Social.
Estiveram presentes na reunião representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral do Estado (CGE), Ministério Público do Estado (MPE) e, também, do Ministério Público de Contas (MPC).
“O Observatório Social de Picos surgiu através da sociedade civil, por meio também de várias entidades: maçonaria, associação comercial, a igreja católica, Ministério Público, Sindicatos, profissionais liberais, estudantes. Fizemos exatamente as discussões e avaliações que estão sendo feitas agora em Teresina. É um movimento inerente à sociedade e com isso, nós colocamos uma lupa nos gastos do município e conseguimos contribuir efetivamente com a cidade”, aborda Tiago Lopez.
O presidente do OSB de Picos também informa que atuam na prevenção, por isso, desde o surgimento dessa organização, já ajudaram o município a economizar mais de R$ 20 milhões de reais.