O Tribunal de Contas do Estado do Piauí promoveu na manhã desta quarta-feira (27) um curso sobre as alterações de normas no SAGRES Contábil que entram em vigor em 2018. O curso foi ministrado pelo auditor de controle externo da Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM), Mazerine Cruz, e direcionado para contadores, programadores e servidores da administração pública que são usuários do SAGRES Contábil.
O SAGRES é um sistema de prestação de contas eletrônica para os municípios e seus órgãos, que possibilita ao gestor informações gerenciais e o envio de prestação de contas simplificado ao TCE.
Mazerine explica que as alterações no sistema consistem em contemplar a nova estrutura de Demonstrativos Fiscais adotada pelo TCE e seguir os padrões normativos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão regulamentador desse processo em nível nacional.
“As mudanças vão melhorar a qualidade da informação e a integridade dos dados que temos aqui no Tribunal. Consequentemente, isso vai melhorar nossas análises e nossos relatórios de prestação de Contas e do processo de prestação como um todo, como apuração de denúncias e representações”, explica.
De acordo com Melissa Rocha, contadora geral da Prefeitura de Teresina, as mudanças no SAGRES são um processo de padronização já realizado em nível nacional. “Não vejo dificuldade nestas alterações, pois a maioria delas é um alinhamento à normatização da STN”, afirma.