• EGC recebe Seminário de promoção da Agenda Sustentável da ONU

    alt

     

    A Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) recebeu o Seminário do projeto de “Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável”, promovido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), através da Associação Piauiense de Municípios. O evento, que começou na quarta-feira (25) e encerrou hoje, contou com a presença de gestores piauiense e também de algumas cidades do Maranhão.

    O projeto é desenvolvido pela ABM em parceria com Instituto Pólis, que é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional, e teve o financiamento da União Europeia no Brasil. O objetivo é de contribuir para a participação ativa e o aumento da capacidade das autoridades e gestores locais na promoção de ações e projetos para a implantação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana, formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

    “Nós entendemos que os países só vão conseguir concretizar esses objetivos, se os municípios estiverem envolvidos. Então a ideia deste Seminário é capacitar técnico e gestores dos governos locais para que apresentem projetos com o plano de fundo de atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável e os requisitos da agenda urbana”, pontuou, o presidente da AMB, Eduardo Pereira, sobre a proposta de atingir as metas dos planos.

    alt

     

    O vice-diretor da EGC, Bernardo Sá, comentou que é interessante observar uma associação, como esta, que prese ocupar em expor os projetos internacionais aos municípios para incentivar e instruir os gestores. Bernardo acrescenta que o TCE também se preocupa que as políticas públicas cheguem a população, como no âmbito da sustentabilidade. “O Tribunal de Contas do Estado prima pela análise e julgamento das contas, no sentido de verificar se o dinheiro público foi bem gasto para as que políticas públicas sejam efetivas”.  

    O Piauí foi a segunda região a receber o seminário,  que começou neste ano.  As atividades foram desenvolvidas em dois dias de oficinas, com a participação de gestores de munícipios com população entre 20 mil e 100 mil habitantes de IDH abaixo da média nacional. 

    alt

    Tags: ,