A Escola de Gestão e Controle – EGC do Tribunal de Contas do Estado – TCE/PI recebeu os alunos do Curso de Ciências Contábeis, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), na manhã dessa terça-feira (11/ 11/2014), como parte integrante das solenidades de formatura, em substituição à tradicional visita ao Conselho Regional de Contabilidade – CRC.
Por atividades outras vinculadas a esta Corte, o Diretor da EGC, Conselheiro Substituto Delano Câmara e sua Vice-Diretora, Anete Marques, não puderam comparecer ao evento. Dessa forma, os estudantes foram inicialmente recepcionados pela Coordenadora, professora Valdira Soares, que, evidenciando sua formação de pedagoga, falou com entusiasmo sobre o estreitamento do TCE e as instituições de ensino, através do programa de visitação, intensificado após o surgimento da EGC.
Em seguida, seguindo o rito estabelecido pela comissão de formatura da turma, fez-se a composição da mesa, sendo posteriormente facultada a palavra à oradora dos concludentes, Willanny de Sousa Chaves, que de forma emocionada relatou passagens vivenciadas ao longo dos anos de convivência com a turma, ao tempo em que ressaltou que o momento é de celebração da conquista realizada.
Após, o Auditor Fiscal de Controle Externo, professor Carvalho Neto, também se pronunciou. Em sua fala, primeiramente discorreu sobre a transição da sala de aula para o mercado de trabalho, momento característico dos estudantes em fase de conclusão de curso. E, para tornar mais visível a sua explanação, revelou parte da sua experiência profissional em receber, acompanhar, orientar e auxiliar o aprendiz na sua inserção profissional. Discorreu sobre as exigibilidades atuais de uma sociedade em transformação, que provoca simultaneamente ameaças e oportunidades ao ingresso de novos profissionais.
Em seu discurso, estabeleceu um paralelo sobre a dicotomia provocada pelo avanço da tecnologia, que reduz a necessidade de trabalhos operacionais, notadamente aqueles mais rotineiros, por um lado, e pelo outro, das questões vinculadas ao aumento da oferta da força de trabalho, através do próprio crescimento vegetativo da população mundial. Traçou o perfil comportamental do profissional que é competitivo e os caminhos alternativos, desde a possibilidade do ingresso na administração pública, através de concursos, passando pela entrada em organizações pré-existentes, até a perspectiva de colocar seu próprio negócio.
Concluindo a explanação, o Auditor Fiscal de Controle Externo apresentou o próprio TCE, relatando com brevidade sua história, estrutura organizacional e funcionamento.
Dando sequência à visitação, os alunos, acompanhados pelo professor Carvalho Neto, foram conhecer a Biblioteca do TCE, oportunidade em que receberam exemplares de algumas revistas. Finalizando, tomaram conhecimento da estrutura da plenária desta Corte de Contas.