O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realiza em Castelo do Piauí o XXVIII Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante, evento que tem o objetivo de qualificar gestores e formar controladores sociais para o exercício do controle e fiscalização da administração pública. A finalidade é contribuir para a melhoria da gestão e correta aplicação dos recursos públicos nos municípios. O evento é realizado por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC) do TCE-PI.
Cerca de 500 pessoas de Castelo e cidades vizinhas participam. O seminário foi aberto na noite desta quinta-feira, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e prossegue pela manhã e à tarde desta sexta (29). Quatro palestras foram ministradas no primeiro dia de evento, abordando temas como ‘Fortalecimento do Controle e Cidadania através da Ouvidoria do TCE’; ‘Crimes Eleitorais e Condutas vedadas’; a ‘Atuação do Ministério Público de Contas’; e ‘Gestão e Governança: O que é ser um bom Governante’.
A programação da manhã e tarde de hoje (29) contém minicursos sobre auditorias, contratos e licitações, regime próprio de previdência, legislação eleitoral e sobre leis que regem a realização de obras de engenharia, dentre outros. A primeira palestra do evento de Castelo foi sobre o ‘Fortalecimento do Controle e Cidadania por meio da Ouvidoria Itinerante’, ministrada pelo assessor da Ouvidoria do TCE-PI, Antonio Filho. “O cidadão tem nas mãos o poder para fiscalizar e também para orientar a gestão e, assim, reforçar o papel de controle externo da administração pública”, disse ele.
O prefeito Zé Maia, que participou da abertura do
O XVIII Seminário é o terceiro evento realizado pelo TCE-PI neste primeiro semestre de 2016. As outras edições aconteceram em Teresina e no município de Pio IX.
Imagens: 180 graus