TCE realiza Fórum Internacional de Gestão e Responsabilidade Fiscal
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí, através da Escola de Gestão e Controle (EGC), realizou na manhã desta quarta-feira, 21, em parceria com Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI) e Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Fórum Internacional de Gestão e Responsabilidade Fiscal.
Na oportunidade, compôs a mesa de honra o Presidente do TCE-PI em exercício, Conselheiro Olavo Rebelo; o Diretor do EAD, representando a Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Plínio Valente; o Diretor da EGC, Conselheiro Substituto Delano Câmara; o Presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim; o Professor da Universidad Autônoma de Guerrero do México, Fermin Rodriguez Jaimes e a Presidente da Comissão da Mulher Contabilista, Janaína Melo.
Abrindo a apresentação dos painéis, o Diretor da EGC, Professor da UFPI e Conselheiro Substituto do TCE-PI, Delano Câmara, abordou o tema “Marcos de Responsabilidade Fiscal”, tratando sobre “Estado Liberal x Estado Social”. Na ocasião, o Professor e Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, Nelson Juliano Cardoso Matos, foi o debatedor dos pontos apresentados.
Ao fim da explanação do tema, o Presidente em exercício do TCE-PI, Olavo Rebelo, realizou o lançamento da vigésima Revista de Artigos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.
Prosseguindo os painéis, o Professor da Universidad Autônoma de Guerrero do México, Fermin Rodriguez Jaimes, abordou o painel sobre “Las Facultates de Comprobación en Materia Fiscal Federal ante los Derechos Fundamentales Previstos em la Constituicion Política de los Estados Unidos Mexicanos”. A debatedora do assunto foi a Professora e Auditora do TCE-PI, Geysa Elane Sá.
Fechando o ciclo de debates sobre Gestão e Responsabilidade Fiscal, foi apresentado um vídeo-aula do Pesquisador e Professor da Universidad Autônoma de Guerrero – México, Maestro Julio CesarCortez Jaimes
Para se inscreverem no Fórum foi necessário o investimento de 1kg de alimento não perecível ,mostrando a preocupação social da EGC e dos outros órgãos realizadores e apoiadores do evento, a arrecadação será toda doada a entidades filantrópicas.