Na manhã desta segunda-feira (11), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio do Programa de Saúde e Qualidade de Vida “SER TCE”, lançou o projeto “Saúde é da Nossa Conta”, contemplando três eixos, na Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC). Membros, servidores ativos e colaboradores do Tribunal se fizeram presentes para prestigiar o projeto, que é feito em parceria com a Unimed Teresina.
Abrindo a solenidade, a presidente do TCE-PI, conselheira Lilian Martins, falou da importância dos projeto para o Tribunal. “Quero parabenizar a todos que estão à frente desse evento maravilhoso, muito prestigiado por todos. Os três projetos: Movimentação, Ativamente TCE e o Controlando Suas Taxas são de grande importância para todos que fazem esta Corte de Contas, especialmente após o período que se deu nesses últimos dois anos. É imprescindível que nós trabalhemos não só a saúde física, mas também a saúde da mente e social”, declarou.
Com o foco em atender membros, servidores ativos e colaboradores do Tribunal, o projeto visa melhorar a saúde física e mental, além de ajudar a prevenir doenças causadas pelo sedentarismo, promovendo ações com a prática de atividade física, gerenciamento de estresse e a conscientização para melhorar a qualidade de vida de servidores hipertensos, diabéticos e obesos.
Durante o evento, a enfermeira Kelly Maciel, coordenadora do Programa SER TCE, reforçou que a adesão ao projeto será de forma voluntária, pois se entende que para o sucesso do tratamento, o servidor precisa estar consciente do seu papel na busca de melhorias para sua saúde.
Regina Leite, coordenadora de Relacionamento Pessoa Jurídica do Sistema Unimed, falou da parceria com o Tribunal. “Estamos muito felizes em participar desse projeto que vai beneficiar quem atua no TCE-PI. Hoje, a Unimed Teresina tem a preocupação de cuidar das pessoas antes que elas adoeçam, proporcionando qualidade de vida, e incentivando o cuidado da saúde física e mental, dentro da nossa vida pessoal, como no ambiente corporativo que hoje é muito importante. A Unimed Teresina será parceira nos projetos com a participação do educador físico Júlio César Araújo Ribeiro, e a psicóloga Eliane Cavalcante”, pontuou.
Eixos do projeto Saúde é da Nossa Conta
Entenda como funcionarão os eixos do projeto que foi lançado nesta segunda-feira (11):
MoviMenteAção
O MoviMenteAção tem como finalidade incentivar a prática da atividade física, com foco na melhoria da qualidade vida e de hábitos saudáveis de todos os servidores do TCE-PI. As ações serão desenvolvidas às sextas-feiras, de 8h às 8h30, com atividades de alongamento, dança, relaxamento, ginástica, dentre outras na Escola de Contas (EGC), e terá um educador físico da Unimed Teresina para comandar as atividades, juntamente com Larissa Reis, membro do Comitê do Programa SER TCE.
Ativamente TCE
O Ativamente TCE tem como foco a promoção de atividades de apoio na prevenção e diminuição do estresse no âmbito desta Corte de Contas, desenvolvendo uma rotina semanal de promoção da saúde mental, individual e em grupo, através de técnicas como meditação, terapias alternativas, ginástica para o cérebro, dentre outras. As ações serão todas as quintas-feiras, de 8h às 8h30, com reuniões que podem acontecer na EGC ou no Setor Médico, na seção de serviço integrado em saúde. As ações serão elaboradas pela psicóloga Valquíria Nogueira e a psicóloga da Unimed, Eliane Cavalcante.
Controlando Suas Taxas
O Controlando Suas Taxas tem como foco a promoção de uma melhor qualidade de vida para os servidores hipertensos, diabéticos e obesos. O subprojeto vai acontecer por etapas, com a aplicação de uma ficha de avaliação de saúde direcionada a esse público. Após os resultados, a Unimed vai entrar em contato com esses servidores para participar de atividades em programas da rede, além de participar de rodas de conversas que serão promovidas pelo TCE-PI. A enfermeira Kelly Maciel, coordenadora do Programa SER TCE, é quem estará à frente das atividades.
Confira registros do lançamento: