Teve início na manhã desta segunda-feira (25) o treinamento sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que será implantado nas rotinas de trabalho do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). O curso, que é voltado, exclusivamente, para os servidores do TCE que utilizam o sistema e-TCE, está sendo ministrado pelos servidores Fernando Zucuni Martini e Francisco de Assis dos Santos Júnior, do TCE Tocantins, e pelos servidores Sormany Brilhante Pereira, Sileno Caetano Ramos e Wilter de Araujo Cavalcante, do TCE Roraima.
O diretor de TI do TCE-TO, Francisco de Assis Santos Júnior, um dos responsáveis por ministrar o curso, explica como está acontecendo a implantação do SEI nos Tribunais de Contas. “O SEI é um sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e utilizamos no TCE Tocantins desde 2014 nas nossas rotinas de trabalho. Para que outros tribunais e órgãos públicos possam usufruir dessa nova tecnologia, nós, juntamente com TCE-RO, TRF-4 e o IRB, estamos dando cursos de como utilizar essa ferramenta que já foi instalada nos TCs do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rondônia, Acre, Amazonas, Paraná, Pernambuco e, agora, no Piauí. O SEI vai trazer mais agilidade e facilidade para as rotinas administrativas do TCE-PI”, pontuou.
A formação está acontecendo nas salas 3, 5 e 6 da Escola de Gestão de Controle (EGC), sendo 3 e 5 para servidores usuários, e a sala 6 para a formação de servidores administradores. Cada servidor deve se inscrever por meio de link colocado no quadro de avisos da intranet, inscrevendo-se apenas em uma turma, em um dia, uma vez que o curso total tem duração de seis horas, sendo das 08h às 12h e de 13h às 15h, e foi dividido em duas turmas diárias, durante cinco dias, para que todos consigam participar.
Para Fábio Cordeiro, auditor de Controle Externo, o novo sistema vai trazer muitas vantagens para o TCE do Piauí. “O SEI vai substituir a parte de tramitação de gestão de processos administrativos, sendo um sistema mais ágil, gratuito, que vai facilitar a localização de processos pelos servidores, tendo mais vantagens do que o sistema atual”, declarou.
SEI
O SEI é uma ferramenta que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema, proporcionando a virtualização de processos e documentos, permitindo atuação simultânea de várias unidades ao mesmo tempo em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades.