TCE-PI inicia I Jornada do Conhecimento e Ouvidoria Itinerante em Bom Jesus

 

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por  intermédio da Ouvidoria e da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), deu inicio, na tarde dessa quinta-feira (13), a I Jornada do Conhecimento e Ouvidoria Itinerante no Auditório do Gurguéia Palace Hotel, em Bom Jesus (PI). Com o tema central “Novo marco legal das licitações e contratações públicas”, o evento busca  a capacitação de gestores, servidores públicos e a sociedade em geral, além de incentivar a participação social no controle e na fiscalização da gestão pública.

Antes do início oficial do evento, o auditor de controle externo, José Inaldo Oliveira ministrou a palestra  “Subsídio de Vereadores e Acumulação de Cargos”, para os presentes. Na oportunidade, o público participou de forma ativa, fazendo questionamentos e tirando dúvidas sobre o tema.

O presidente do TCE Piauí, conselheiro Kennedy Barros, destacou que a Jornada do Conhecimento é um evento que vai percorrer várias regiões do Piauí. “O papel da Corte de Contas é orientar os gestores e a população.  Essa vai ser uma constante do TCE-PI em viajar os municípios e conhecer os gestores a fim de capacitá-los com oficinas e palestras com temas importantes do dia a dia das gestões para que os serviços públicos cheguem à população com qualidade”.

 

 

Para Odair Fonseca de Castro, vereador e presidente da Câmara dos Vereadores de Bom Jesus, o evento é uma oportunidade para aprender mais sobre licitações e contratações públicas. “Fico muito feliz com essa oportunidade que o Tribunal de Contas está nos proporcionando, saindo de Teresina e vindo ao nosso encontro nas cidades do Piauí. Certeza que sairei desta jornada com mais conhecimento, especialmente no que diz respeito a licitações e contratações, assuntos muito importantes para nós”, frisou.

O diretor da Escola de Contas e Ouvidor do TCE-PI, conselheiro Kléber Eulálio, reforçou a importância da ouvidoria para a construção de uma boa gestão, reforçando  o “papel  de ouvir as demandas, a fim de aproximar o tribunal de contas do gestor e do cidadão para que os objetivos possam ser cumpridos e os recursos públicos possam ser aplicados da forma correta e eficiente para todos”.

O Auditor de Controle Externo e Diretor de Fiscalização de Licitações e Contratos do TCE-PI, Elbert Alvarenga, ministrou palestra, na qual reforçou a importância do papel dos Tribunais de Contas com a nova Lei de Licitações e Contratos. 

 

A I Jornada do Conhecimento e Ouvidoria Itinerante, continua nesta sexta-feira (14), com palestras e oficinas ministradas por auditores de controle externo do TCE-Piauí.