A I Jornada do Conhecimento e Ouvidoria Itinerante chegou ao seu último dia nesta sexta-feira (14). O evento, que aconteceu na cidade Bom Jesus, nos dias 13 e 14 de abril, foi organizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Ouvidoria e da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC). Prefeitos, vereadores e servidores municipais de várias cidades da região Sul do Piauí, participaram de palestras e oficinas organizadas por auditores desta corte de contas.
Kaique Costa, auxiliar de administração que trabalha na parte de licitação da prefeitura de Alvorada do Gurguéia, destacou a importância desse tipo de evento para a formação de quem trabalha nos setores relacionados a licitações e contratações. “Fico muito feliz com a atitude do Tribunal em apresentar essas formações para nós. Dessa forma, não vemos o TCE-PI apenas um órgão punitivo, e sim como um órgão que educa e ensina a fazer o certo. Certeza que saio dessa jornada com mais conhecimento, e pretendo colocar em prática as informações que aprendi”, declarou.
No segundo dia de evento, a programação contou com palestras e oficinas realizadas por auditores do próprio Tribunal de Contas, trazendo conhecimento e informações importantes para os participantes presentes.
“O evento foi um sucesso! Parabenizo o TCE-PI pela iniciativa, que possibilitou um contato direto entre o tribunal e seus jurisdicionados, levando à discussão os principais temas de licitações e contratações, que ganharam mais destaque e interesse do público em razão da necessidade de viabilizar a aplicação na Nova Lei de Licitações até do final do ano de 2023. Foi possível, no evento, esclarecer diversas dúvidas dos participantes, bem como orientar na adoção de melhores práticas administrativas”, ressaltou a auditora de controle externo e chefe da DFContratos I, Auricélia Cardoso, que foi uma das palestrantes da Jornada.
Para a diretora-executiva da EGC, Valéria Leal, a 1ª edição do evento superou as expectativas. “As Jornadas do Conhecimento do TCE-PI tem o objetivo de oferecer conhecimento e orientação aos prefeitos, vereadores, secretários e servidores municipais acerca de temas relevantes para a gestão pública. Essa 1ª edição em Bom Jesus superou as nossas expectativas , tanto pelo número elevado de participantes, quanto pela interação destes com os palestrantes, manifestada por meio dos inúmeros questionamentos no decorrer das palestras nesses dois dias de evento,” pontuou.
Os participantes do evento poderão ter acesso aos certificados a partir desta terça-feira (18) na aba Escola de Contas no site do Tribunal. O material utilizado pelos palestrantes também estará disponível na mesma aba.
Confira mais fotos e um teaser preparado sobre o evento: