A campanha de vacinação contra a gripe Influenza (H1N1) realizada pelo Programa Ser TCE, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) foi encerrada na tarde de ontem, terça-feira, com 707 doses de vacinas aplicadas.
A campanha foi iniciada no dia 22, quando foram aplicadas 250 doses em servidores e colaboradores. No dia seguinte foram mais 116 doses. A coordenação do Programa Ser TCE, diante da constatação de que ainda existiam doses, resolveu realizar nos dias 29 e 30 uma nova etapa de vacinação, desta vez contemplando os servidores que ainda não haviam tomado a vacina e os seus dependentes previamente cadastrados.
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tem elevada transmissibilidade e dissemina-se facilmente em epidemias sazonais, podendo ocasionar óbitos. O período de incubação geralmente é de dois dias, variando de um a quatro dias.
A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas pela tosse, espirro ou fala de um infectado para uma pessoa suscetível. A síndrome gripal se caracteriza pelo aparecimento de febre, cefaleia, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. A febre é o sintoma mais importante e dura cerca de três dias. Somente os casos mais graves exigem internação hospitalar.