O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), realizou na manhã desta sexta-feira (2) uma palestra voltada para os auditores de Controle Externo, com o tema “Soft Skills para auditores: a ciência de lidar com pessoas nos trabalhos de auditoria”, ministrada pelo pelo auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Carlos Sampaio. A formação aconteceu na sede da EGC e reuniu auditores de todas as diretorias do TCE.
“As grandes dores de cabeça na condução de trabalhos de auditorias estão mais relacionadas aos aspectos da interação entre as pessoas do que com a parte técnica propriamente dita. Isso acontece porque a atividade de auditoria exige mais do que conhecimentos em normas de auditoria, métodos e técnicas. É necessário estabelecer um bom relacionamento com o auditado, gerir conflitos com o auditado e, entre os próprios membros da equipe, realizar entrevistas que efetivamente forneçam informações e gerenciar emoções e o estresse”, explicou o palestrante, Carlos Sampaio.
Soft skills são habilidades que não se relacionam com os conhecimentos técnicos de uma pessoa. São habilidades voltadas ao conhecimento sobre o comportamento humano e as relações.