O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), realizou nessa quinta-feira (29), o curso presencial sobre Gestão de Folha de Pagamento para o eSocial, ministrado pelos Auditores-Fiscais do Trabalho Fernando de Oliveira Lisboa e Luiz Antônio Medeiros de Araújo. O evento foi realizado no Auditório desta Corte de Contas.
“No curso sobre Gestão de Folha de Pagamento para o eSocial foi bordado as noções gerais sobre o modelo do eSocial como ferramenta de substituição de obrigações trabalhistas e previdenciárias e como os eventos de tabela e não periódicos impactam nos eventos periódicos”, destacou Fernando Lisboa, auditor fiscal do trabalho e um dos palestrante do evento.
Servidores públicos da esfera municipal, estadual e federal participaram do curso, que também debateu o tratamento de eventos extemporâneos, entre outras questões relacionadas ao eSocial.
Para a chefe da Seção de Encaminhamento de Informações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (SEINF), Maria José de Carvalho (Júnia), o evento sobre eSocial foi um sucesso. “Tivemos 340 inscritos inicialmente e esta alta procura pelo curso demonstra o interesse do servidor público em se capacitar e se adequar às novas tecnologias de envio das obrigações acessórias. Desde quando começamos a organizar os eventos sobre o eSocial, o tribunal de contas teve a preocupação em chamar atenção do servidor para novas ferramentas de prestação e padronização de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, aprimorando a eficiência dos dados enviados como também o processo de fiscalização”.
Os participantes do evento poderão ter acesso aos certificados a partir de terça-feira (04) na aba Escola de Contas no site do Tribunal. Confira aqui o material utilizado pelos palestrantes.