O Tribunal de Contas da União (TCU) promove, nesta sexta-feira (15/9), a partir das 10h, o evento “Programa Nacional de Prevenção à Corrupção 2023/2024: desafios e oportunidades”. O objetivo é promover a troca de conhecimento e experiências entre os participantes do Programa e debater as melhores práticas de gestão e governança na prevenção e enfrentamento da corrupção.
O encontro reúne o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jorge Oliveira, o secretário executivo da Rede de Controle da Gestão Pública e procurador da República Ivan Cláudio Garcia Marx, e representantes de entidades integrantes do PNPC para discutir os aprendizados e desafios observados, além das perspectivas para o próximo ano.
Serão realizadas três rodadas de entrevistas com o presidente do Conselho Nacional de Controle lnterno (CONACI), Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, o gerente de Riscos e Controle da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), Josiclei Cruz do Nascimento, e o controlador-geral do município de Vitória, Denis Penedo Prates.
A reunião será transmitida pelo canal oficial do TCU YouTube.
Sobre o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC)
O PNPC tem como propósito incentivar as organizações públicas brasileiras na adoção de boas práticas de prevenção e combate à corrupção. Atualmente, mais de onze mil organizações do Legislativo, Executivo e Judiciário participam do programa.
A adesão das organizações ocorreu em 2021, quando foi realizado autodiagnóstico por cada uma das participantes. A autoavaliação, feita na plataforma e-Prevenção, mapeou os riscos e vulnerabilidades relacionados à ocorrência de fraude e corrupção nas instituições e definiu o marco zero, que indica o estágio inicial das práticas desses órgãos em relação aos mecanismos e componentes de prevenção à corrupção.
O PNPC é uma iniciativa importante para o fortalecimento da ética e da transparência nas instituições públicas do país, e a participação de um número significativo de organizações demonstra a relevância do projeto e a disposição do setor público em prevenir e combater a corrupção.
O Programa é executado pelas Redes de Controle dos Estados, com o patrocínio do Tribunal de Contas da União (TCU).
O evento é aberto ao público e será transmitido pelo canal do TCU no YouTube.
As inscrições podem ser feitas aqui.
Conheça mais sobre o PNPC clicando aqui.