TCE-PI promove palestra sobre EFD-Reinf e DCTFWeb

Na manhã dessa terça-feira (26), o Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC) realizou a palestra presencial sobre “EFD-Reinf e DCTFWeb com enfoque nos eventos da série R4000”, com o auditor fiscal da Receita Federal, Claudio Maia, que também integra as equipes de desenvolvimento do eSocial, da EFD-Reinf e da DCTFWeb. A palestra aconteceu no auditório desta Corte de Contas.

“O objetivo da palestra é trazer, principalmente,  para os municípios do Piauí informações sobre o eSocial, EFD-Reinf com destaque na família R4000, escrituração que  está se iniciando agora e a DCTFWeb. Todo esse conjunto de escriturações e ele faz parte de um processo de substituição de muitas obrigações acessórias que desde 2012 a Receita Federal junto com os outros órgãos federais estão implantando, e será concluído  agora em 2024, com a substituição de praticamente todas as obrigações”, destacou Cláudio Mota. 

A diretora-executiva da EGC, Valéria Leal, representou o presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros na abertura da palestra. “O TCE Piauí, por meio da Escola de Gestão e Controle, vem desde 2017 promovendo esses eventos, tanto no formato online quanto no formato presencial. O tema é bem pertinente por ser um assunto complexo, que  vem se aperfeiçoando, se modificando ao longo desses anos, tendo em vista que nosso trabalho é orientar os gestores, servidores e sociedade de uma forma geral nos diversos assuntos inerentes a administração pública”, pontuou. 

O evento teve a participação de servidores públicos da esfera municipal, estadual e federal e contadores que trabalham na área pública no setor financeiro como também folha de pagamento.  O delegado da Receita Federal em Teresina, André Luiz da Silva dos Santos também esteve presente na abertura da palestra. 

Para a chefe da Seção de Encaminhamento de Informações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (SEINF), Maria José de Carvalho (Júnia), o evento foi um sucesso. “Com a substituição da DIRF prevista para 2024, é de extrema importância os órgãos públicos saberem como informar os pagamentos efetuados, com ou sem retenção de IR na EFD-Reinf. Compreendendo a necessidade dos servidores do Tribunal e dos demais órgãos em saber como tratar estas informações, a SEINF procurou trazer o auditor da Receita Federal para ministrar a palestra e tirar as principais dúvidas do servidor.”

Os participantes do evento poderão ter acesso aos certificados a partir de quinta-feira (28) na aba Escola de Contas no site do Tribunal. Confira aqui o  material utilizado pelo palestrante.

Assista o vídeo do curso completo: