Conforme a Resolução nº 18 de 28 de julho de 2022 (que, além de dispor sobre Sistema de Gestão de Riscos – SGR do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, previu a elaboração de um guia que descreva de forma detalhada as etapas do processo de gestão de riscos), foi elaborado e publicado o Manual de Gestão de Riscos do TCE-PI na página “Planejamento e Governança”.
Baseado principalmente no Manual de Gestão de Riscos do Tribunal de Contas da União – TCU, o Guia define as responsabilidades, os princípios e recomenda o que deve ser feito em cada etapa do processo de gestão de riscos neste Tribunal. Sua elaboração é uma das etapas do Projeto Estratégico “PRJ39” do PE 20-23, e a divulgação é necessária, já que estamos em processo de conclusão do PE 24-27, cujos projetos estratégicos servirão de pilotos na implantação da metodologia adotada pelo Manual do TCE-PI.
Dessa forma, o TCE-PI torna institucionalizada as melhores práticas gerenciais previstas visando facilitar a tomada de decisão, bem como promover a autonomia dos gestores, propiciando o cumprimento dos objetivos institucionais.
A chefe da Governança do TCE-PI, auditora de controle externo Lucine Batista, pede que os gestores e demais servidores da Corte de Contas acessem o Manual no site oficial para que todos tenham conhecimento do seu conteúdo, como umas das etapas da promoção da cultura de gerenciamento de riscos.