A abertura da Feira da Inclusão no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) foi marcada por um clima de entusiasmo e compromisso com a promoção da igualdade e acessibilidade. O evento, que segue até sexta-feira (12), no prédio sede do TCE-PI, traz orientações sobre direitos e inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, além da venda de produtos artesanais e culinários produzidos pelas instituições participantes.
A conselheira Rejane Dias, coordenadora do Comitê Local de Acessibilidade e Inclusão do TCE-PI agradeceu a todos pela presença e reforçou o convite para a participação do lançamento do Programa SER TCE Inclusivo. “Quero agradecer a presença de todos, em nome do presidente Kennedy e desta comissão dedicada à inclusão. O trabalho que realizamos em prol da causa da inclusão é fundamental e merece reconhecimento. Amanhã, às 9h, convido todos a participarem conosco, pois é essencial que nossa união gere frutos significativos na luta contra a exclusão social. Obrigada pela dedicação de cada um e que Deus nos abençoe em nossa jornada”, destacou
O conselheiro substituo Jaylson Campelo, também esteve presente na abertura do evento e parabenizou a todos os envolvidos por seu comprometimento e empenho na construção do projeto.
Para Maria Luzimar, que faz parte da diretoria da Pestalozzi e é mãe de uma criança com transtorno do espectro autista, a Feira da Inclusão é uma oportunidade de fortalecer laços e compartilhar experiências. “Quero aproveitar este momento para expressar minha gratidão a todos por este evento tão significativo. Mais do que uma simples homenagem, esta é uma demonstração do valor da nossa inclusão. É fundamental sentir-se reconhecido e valorizado”, ressaltou.
Um destaque da feira é a presença da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), que estará expedindo o novo RG Digital, a carteira de identificação para pessoas autistas, passe livre intermunicipal e o passe livre cultural.
O secretário da SEID, Mauro Eduardo, esteve na abertura do evento e ressaltou que a iniciativa do TCE-PI não apenas amplia a visibilidade do trabalho das instituições envolvidas, mas também destaca o compromisso conjunto em promover a inclusão em nossa sociedade.
A Feira da Inclusão, realizada no TCE-PI, conta com a participação de diversas instituições dedicadas à promoção da inclusão. Confira o nome das organizações presentes no evento: A Associação Down The Amo; PRISMAS (Associação dos Familiares e Amigos da Pessoa com Autismo); APADA (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Teresina); ASCAMTE (Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina); Federação Paralímpica do Piauí/ Fundação Bastos; APILSPI (Associação de Profissionais Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais do Piauí); Associação Pestalozzi de Teresina; Associação dos Ostomizados do Piauí (AOSEPI); Rizo Movement; SER CRIA (Serviço do Centro de Referência na Integração e Inclusão do Autismo e outras Deficiências do Neuro Desenvolvimento); COMRADIO e Projeto Mulheres de Visão; APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais); Federação das APAES; Acalme (Ateliêr de Arterapia); Armazém Paraíba, AMA (Associação de Amigos de Autistas do Piauí) Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID); Mundo em Cores e Tea Amor.