• Educação e Controle Social são temas do terceiro dia da II Conferência Diálogos com o Futuro

    , em Destaques, Notícias

     

    O terceiro dia da II Conferência Diálogos com o Futuro, realizada em comemoração aos 125 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), foi marcado por momentos significativos de cooperação e aprendizado. Antes do início das palestras, ocorreu a assinatura de um importante convênio de cooperação técnica com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), cujo objetivo é a qualificação e capacitação dos membros e servidores do TCE-PI. Este convênio prevê a realização de cursos e palestras de extensão, reforçando o compromisso do Tribunal com o aprimoramento contínuo dos seus servidores.

    As palestras do dia abordaram temas para o fortalecimento das políticas públicas e a inovação no estado. O conselheiro substituto Luiz Henrique Lima, do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), ministrou a palestra intitulada “Controle Interno, Controle Externo e Controle Social: Cooperação, Convergência e Complementaridade”, que foi mediada pela conselheira Waltânia Alvarenga. Durante sua fala, o conselheiro destacou a importância do controle como um pilar essencial da democracia.

    “Um poder sem controle exorbita, torna-se autoritário, e acaba corrompendo a sociedade. A função de controle vai além da técnica; é uma função política, essencial à democracia. Não são apenas os governantes e gestores os destinatários do controle, mas principalmente os cidadãos, a sociedade. Exercido com competência, efetividade e independência, o controle é fundamental para o sucesso das políticas públicas, garantindo que sirvam ao interesse público”, afirmou Luiz Henrique Lima.

    Em seguida, o professor Jonatas Nunes, ex-reitor da UESPI, trouxe reflexões sobre a importância da inovação acadêmica na palestra “Expansão, Inovação e Inclusão: UESPI – Um caso de Política Pública na Educação do Piauí”. Mediado pelo jornalista e membro da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, o professor destacou o papel transformador da UESPI na educação superior do estado.

    “A expansão da UESPI representa um marco na política pública de educação do Piauí, aliando inovação acadêmica à inclusão social. Nossa missão sempre foi transformar a educação superior, tornando-a mais acessível e capaz de responder às demandas contemporâneas, contribuindo para o desenvolvimento integral do nosso estado”, ressaltou Jonatas Nunes.

     

    Os painéis deste dia (28) estão disponíveis no canal do TCE-PI no YouTube. Clique aqui e confira na íntegra.

    Clique aqui para ter acesso as fotos do evento.