O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), promoveu nesta quinta-feira (7) a última edição do Seminário de Transição Municipal 2024. O evento ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Floriano e reuniu gestores e servidores municipais da região, com o objetivo de reforçar as diretrizes de transparência e eficiência na transição entre gestões.
Representando o presidente do TCE-PI, Kennedy Barros, o conselheiro Jaylson Campelo destacou a importância do evento. “O seminário é fundamental para orientarmos as equipes de transição sobre as responsabilidades e melhores práticas de gestão, visando um final de mandato organizado e um início de nova gestão eficiente e transparente. Queremos que as equipes compreendam as normas e processos necessários para uma administração pública eficiente desde o primeiro dia,” ressaltou.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito de Floriano, Antônio Reis; o vice-presidente da Câmara Municipal de Floriano, Éneas Maia e a diretora-executiva da EGC, Valéria Leal, que compuseram a mesa de honra.
Maria Silva, servidora presente no evento, elogiou a iniciativa do TCE-PI. “Esse seminário nos proporciona uma compreensão mais clara das responsabilidades no período de transição, fortalecendo nossa capacidade de apoiar a nova gestão com base nas melhores práticas.”
Durante a programação, especialistas do TCE-PI ministraram palestras sobre temas importantes para a transição administrativa. Entre os tópicos abordados, destacaram-se: Cautelas do Final de Mandato e Responsabilidades da Comissão de Transição; Governança e Gestão da Despesa de Pessoal na Transição; Contratações Públicas em Período de Transição e Continuidade dos Serviços Públicos; além do uso do Sistema Gestor WEB.
A diretora-executiva da EGC, Valéria Leal, enfatizou o sucesso das edições do seminário e a importância da continuidade dessas iniciativas. “Cada edição do Seminário de Transição Municipal superou as expectativas, tanto pela qualidade dos conteúdos como pela participação ativa de gestores e servidores. Essa troca de experiências e conhecimentos fortalece a administração pública local, contribuindo para um serviço de excelência aos cidadãos.”
O TCE-PI, por meio da EGC, promoverá em janeiro de 2025 um seminário de preparação para novos gestores municipais, em Teresina. O evento abordará temas como prestação de contas, licitações, contratações públicas, gestão de pessoal e previdência própria, além de orientações sobre os sistemas de controle do TCE-PI.
Os participantes que assinaram a lista de presença no seminário de Floriano poderão acessar o certificado de participação a partir do dia 11 de novembro disponibilizado pela EGC. Os materiais apresentados nas palestras também estarão disponíveis para consulta na seção de eventos do site da EGC, facilitando o acesso ao conteúdo discutido e reforçando o compromisso do TCE-PI com a capacitação dos gestores públicos piauienses.