TCE-PI instala Comitê de Equidade Racial 

, em Destaques, Notícias

Na manhã desta terça-feira (11), servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) participaram da primeira reunião de instalação do Comitê de Equidade Racial. A conselheira Flora Izabel, presidente do Comitê, destacou que essa iniciativa marca um avanço significativo, posicionando o TCE-PI na institucionalização de políticas de enfrentamento ao racismo, reforçando o compromisso com a promoção da igualdade racial e da justiça social.

“A criação do Comitê está fundamentada nos mandamentos constitucionais que orientam a atuação das instituições públicas no enfrentamento da pauta antirracista. A iniciativa busca estruturar e fortalecer ações tanto no âmbito do controle interno quanto no controle externo, promovendo mudanças significativas dentro e fora da instituição”, disse.

Dentro da Corte de Contas, o Comitê atuará na promoção da linguagem e do letramento racial entre os servidores, garantindo capacitações e treinamentos sobre o tema. Além disso, será incluída no calendário institucional a celebração de datas alusivas à luta antirracista, como o Dia Nacional de Combate ao Racismo, comemorado em 20 de novembro.

Externamente, o Comitê abrirá um canal de diálogo com o Executivo, Legislativo, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e demais entidades, promovendo debates, palestras e cursos sobre o combate ao racismo. A proposta é formar uma rede de apoio interinstitucional voltada para o fortalecimento das políticas públicas de equidade racial.

“Com essa iniciativa, o Tribunal de Contas do Piauí reafirma sua missão de atuar não apenas como órgão de fiscalização e controle, mas também como agente ativo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou a presidente do Comitê.