TCE-PI realiza Seminário de Formação de Controladores Sociais em União

, em Destaques

alt

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), através da Escola de Gestão e Controle, realiza nesta quarta (11) e quinta-feira (12), em União (52 quilômetros ao norte de Teresina), o XXIX Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante. O evento tem como objetivo qualificar gestores e formar controladores sociais para a atividade de controle e fiscalização da administração pública.

A abertura do evento será às 18 horas, seguido de palestra sobre o tema Fortalecimento do Controle e Cidadania através da Ouvidoria do TCE, que será ministrada pelo auditor-governamental Antônio Almeida Filho, da Ouvidoria do TCE-PI. Nesta quarta-feira haverá palestras ainda sobre A Atuação do Ministério Público de Contas, do procurador de Contas do TCE-PI Plínio Valente; Crimes Eleitorais e Condutas Vedadas, por Tiago Sá, vice-presidente da Comissão de Direitos Eleitorais da OAB-PI; Gestão e Governança: O que é ser um bom Governante, pelo auditor de controle externo José Inaldo de Oliveira e Silva, além de debate com os participantes, conselheiros, auditores e procuradores do TCE.

Nesta quinta-feira, haverá minicursos sobre gestão pública, licitação, controle da gestão, pública e eficiência administrativa, dentre outros temas. O TCE-PI vem realizando os seminários desde o ano passado como forma de contribuir com a melhoria da gestão e a correta aplicação dos recursos públicos nos municípios. ‘Este evento é diferenciado porque o TCE-PI vai aos municípios para tratar de temas da administração pública. Para isso, contamos com a parceria de várias instituições. Vale destacar ainda que este seminário não é só para servidor público, mas para toda a sociedade, porque um cidadão qualificado vai poder cobrar mais o prefeito, o secretário, e acompanhar o uso dos recursos e como eles estão sendo aplicados’, destaca Francisco Marques, coordenador dos seminários.

Este ano já foram realizados três seminários no estado – em Teresina, Pio IX e Castelo do Piauí. Mais de 600 pessoas participaram do último evento, em Castelo, em 28 e 29 de abril. ‘É cada vez maior a participação e o envolvimento das pessoas nos evento, e isso mostra que a população entendeu que também tem responsabilidade na gestão’, diz o presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes.