A Escola de Gestão e Controle (EGC/TCE-PI) desenvolveu um projeto piloto, que visa contemplar com uma vaga de menor aprendiz um aluno da rede pública que obtiver rendimento exemplar durante o ano letivo.
O critério de seleção da Unidade Escolar contemplada foi estabelecido através de visitas técnicas, realizadas pela equipe pedagógica da EGC, levando em consideração: a organização do ambiente escolar; a estrutura física; o plano de educação, a capacitação dos docentes e principalmente o perfil socioeconômico bem como o desempenho acadêmico e a assiduidade dos seus alunos.
Dentro deste contexto, a escola selecionada foi: “Unidade Nair Gonçalves” que atende o ensino Fundamental e Médio e trabalha também com a inclusão de alunos portadores de Deficiências Múltiplas, com destaque para a deficiência visual. Conforme a diretora da instituição, Socorro Ribeiro, os recursos direcionados para este público são oriundos do MEC, através do Programa Acessibilidade, incluindo a sala de “AEE” com equipamentos como: impressora brailler, notebook, reglete e máquina brailler, além do trabalho específico desempenhado por duas professoras para estes alunos.
O evento para a premiação do estudante contou com a palestra ministrada pelo Conselheiro Substituto Delano Câmara (Diretor da EGC), que na ocasião destacou o papel do Tribunal de Contas do Estado para a fiscalização e aplicação dos recursos públicos, assim como o banimento da corrupção, a ação dos controladores sociais e a relevância da educação para a qualificação profissional e o crescimento pessoal. Em seguida anunciou a aluna premiada, Iasmim Lima da Silva, que se enquadrou dentro dos critérios exigidos.
Finalizando o evento, a psicóloga e professora da EGC, Valquíria Nogueira, apresentou aos alunos e professores, um vídeo motivacional sobre a superação de limites por deficientes, relatando lições de vida.