A Escola de Gestão e Controle (EGC/TCE-PI) sediou na manhã desta quinta-feira (05), a Oficina de Planejamento em prol dos objetivos de desenvolvimento do Milênio – ODM que foram definidos no ano 2000, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para buscar soluções para os grandes problemas da humanidade .
Os países acordaram de alcançar os 8 ODM’s até 2015 como forma de solucionar alguns dos grandes problemas como a pobreza, a fome e a desigualdade entre os sexos.
A oficina de planejamento foi organizada pela APPM, que é parceira desta Corte de Contas e também instituição âncora do evento no Piauí, trabalhando conjuntamente com seus colaboradores: FIEP, SIMAR, Escola dos Municípios, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e Banco do Brasil, estes dois últimos parceiros a nível nacional.
Segundo a Coordenadora Estadual do Núcleo, Conceição Freitas, o evento visa discutir junto aos gestores municipais, o cumprimento das metas, assim como, o fortalecimento das políticas públicas no interior do estado.
Conforme a Assessora Executiva do Núcleo junto à Presidência da República, Mirian Barreto, os representantes da sociedade civil, governos e empresas participam do evento com o objetivo de pensarem conjuntamente ações para o Piauí.
Frisou, ainda, que as áreas com maior crescimento qualitativo no estado, são: Saúde, Educação, Segurança e Direitos Humanos, porém, reforçou que ainda são significativos, à extrema miséria e a mortalidade infantil. Por fim, ressaltou a relevância do evento para o fortalecimento da Gestão Municipal através do auxílio da população para a execução de políticas públicas.
Mirian Barreto aproveitou a entrevista para tecer elogios a estrutura física, planejamento pedagógico e a mobilização da equipe da EGC, no sentido de garantir a realização do evento.