• EGC (TCE-PI) deu início ao XX Seminário de Controladores Sociais, realizado na cidade de Picos

     

    alt

    O Tribunal de Contas do Estado do Piauí, através da Escola de Gestão e Controle, deu início na noite desta quinta-feira (19) ao XX Seminário de Controladores Sociais, realizado na cidade de Picos. O público formado por prefeitos, vereadores, estudantes, profissionais liberais, servidores públicos lotou o auditório da Universidade Federal.

    O evento é uma iniciativa do TCE para orientar os gestores e aproximar a sociedade da gestão pública e do uso dos recursos públicos. O presidente do TCE, Luciano Nunes, enfatizou a importância da participação da sociedade no processo democrático, não somente na hora de eleger, mas na fiscalização também. “A sociedade está atenta, procurando participar, procurando se fazer presente. A banalização da ética que vivenciamos hoje provoca indignação dos cidadãos de bem que não aguentam mais isso. Os gestores têm que saber que o olho dos órgãos de controle e da sociedade estão aqui para fiscalizar”, disse.

    alt

    O presidente da Associação de Piauiense de Prefeitos Municipais, Arinaldo Leal, parabenizou o TCE pelo Seminário e de tacou o caráter pedagógico do evento. “As prefeituras, muitas vezes, erram em suas prestações de contas por falta de orientação, por falta de recursos humanos capacitados. O Seminário facilita a aproximação das equipes das prefeituras com o Tribunal e auxilia na capacitação dos profissionais. A APPM apoia o evento e deseja que ele se torne mais frequente”, afirmou.

    Palestras

    A programação da noite contou com as palestras “Conhecendo o Tribunal de Contas” e “Principais Falhas nas Prestações de Contas”, proferidas pelo Conselheiro Substituto Delano Câmara e o auditor de controle externo, Vilmar Barros, respectivamente.

    O Conselheiro Substituto Delano Câmara apresentou a função de um Tribunal de Contas, como ele age na fiscalização dos recursos públicos e as etapas pelas quais um processo passa dentro do órgão. “O TCE-PI integra um sistema de controle, ele é responsável pela fiscalização técnica das contas públicas, no entanto, o Tribunal não tem como ser onipresente e estar em todos os 224 municípios do Piauí, por isso é tão necessária a parceria com a sociedade”, defendeu.

    alt
     

    A palestra sobre as falhas nas prestações de contas foi a mais esperada pelo vereador de Dom Expedito Lopes, Kyldary Gomes. “Esse processo de prestações de contas faz parte da nossa realidade e infelizmente, essas falhas, são frequentes, passamos por isso. Vou usar a apresentação do auditor para melhorar a gestão do nosso município”, explicou.

    alt

     

    Tags: ,

    Deixe o seu comentário!