A Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Conselheira Waltânia Alvarenga, e o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas, assinaram, esta manhã, um convênio com o objetivo de implantar dois cursos de pós-graduação, sendo um em Direito Constitucional e Controle na Administração Pública e o outro, em Contabilidade e Controle na Administração Pública.
Os cursos funcionarão em nível de especialização e visam qualificar servidores das duas instituições que já possuam curso superior em Direito ou Ciências Contábeis e que tenham interesse em se qualificar na área específica de Controle na Administração Pública. Os cursos funcionarão nas dependências da Escola de Gestão e Controle do TCE (EGC), sob responsabilidade didático-pedagógica da UFPI, e operacional da EGC. A elaboração do projeto de curso, cronograma das atividades a serem desenvolvidas e o acompanhamento e avaliação das atividades acadêmicas e desenvolvimento dos cursos serão realizados, em conjunto, pelas duas instituições.
Durante a reunião, o Reitor José Arimatéia afirmou que outros convênios entre a UFPI e o TCE devem acontecer, e que também é interesse da Universidade capacitar seus servidores.
Para cada um dos cursos, serão ofertadas 55 vagas. As inscrições serão realizadas pelo Tribunal de Contas, devendo iniciar no mês de agosto, e as aulas inaugurais dos cursos estão previstas para o dia 16 de setembro deste ano.
A assinatura do convênio ocorreu no gabinete da reitoria da Universidade Federal do Piauí, com as presenças, além do próprio Reitor e da Presidente do TCE, da Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da UFPI, Ceciane Portela, do Pró-Reitor de Ensino e Pós-Graduação da UFPI, Prof. Dr. Helder Cunha, do Conselheiro Substituto e Diretor da EGC, Delano Câmara e da consultora técnica do TCE, Marília de Moura Rêgo.