Na última sessão plenária de 2019, realizada nesta quinta-feira (19), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) aprovou a planilha final com os índices de participação dos municípios no produto da arrecadação do ICMS – exercício 2020. A decisão ocorre após análise de todos os 46 recursos que questionavam eventuais discordâncias dos índices da tabela preliminar divulgada ainda em setembro. Três municípios conseguiram liminares na Justiça.
A definição dos índices de participação de cada município levou em consideração quatro elementos principais: informações relativas ao Valor Adicionado Fiscal em cada município (ano-base 2018), encaminhada pela SEFAZ; informações relativas aos municípios que conquistaram o Selo Ambiental do ICMS Ecológico 2019, publicados pela SEMAR; informações relativas à população de cada município, atualizada pelo IBGE; e informações relativas às áreas territoriais.
O relator do processo, conselheiro Kleber Eulálio, defendeu a necessidade de melhoria na avaliação dos recursos que questionam o resultado do Selo Ecológico, analisado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que implicam em verbas consideráveis para os municípios bem classificados.
A decisão do Plenário do TCE/PI será publicada no Diário Oficial do Estado e no Diário do Eletrônico do TCE/PI.
TABELA FINAL COM ÍNDICES DE ICMS – MUNICÍPIOS 2020