O Tribunal de Contas do Estado do Piauí, através da Escola de Gestão e Controle, realizou mais um Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante. Em Esperantina, de 17 a 19 setembro, mais de 500 pessoas participaram das palestras e minicursos visando o fortalecimento do controle social.
O primeiro dia do evento contou com as palestras “Conhecendo o Tribunal de Contas”, “Principais Falhas em Prestações de Contas” e “Fortalecendo o Controle Interno”. Durante a abertura do evento, o vice-presidente do TCE-PI, Olavo Rêbelo, enfatizou a importância dessa aproximação com a sociedade e a oportunidade em ter um debate transparente e franco com a instituição.
A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, agradeceu a inciativa do Tribunal de Contas em levar conhecimento à população do município e cidades vizinhas. “É uma felicidade ver o Tribunal encurtando distâncias e descentralizando ações, nos sentimos honrados em receber a equipe do Tribunal”, destacou.
O segundo ciclo de palestras, realizado no auditório do Hotel Bela Vista, teve os temas “Fortalecimento do Controle e Cidadania através da Ouvidoria”, “A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e o Desenvolvimento Local” e “A Atuação do Ministério Público de Contas”.
Os minicursos Regime Próprio de Previdência Social, ICMS Ecológico, Licitações e Contratos, Regime Administração Tributária Municipal, Processo Legislativo Municipal, Lei de Responsabilidade Fiscal e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia na Visão do TCE-PI atraíram um grande público para o Centro Educacional Leonardo das Dores. Confira a galeria de foto aqui.