O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizou na manhã desta quinta (01) e sexta-feira (02) o retorno de mais uma edição do projeto “Saúde é da Nossa Conta”. Servidores participaram de sessões da terapia alternativa “Reiki” e aula de dança com o tema “Soltinhos anos 60”.
O projeto faz parte do programa de Saúde e Qualidade de Vida “SER TCE” e conta com dois eixos principais “Ativamente TCE” e “MoviMentAção”, o objetivo é melhorar a saúde física e mental, além de ajudar a prevenir doenças causadas pelo sedentarismo, promovendo ações como a prática de atividade física, o gerenciamento de estresse e a conscientização para melhorar a qualidade de vida dos servidores.
Sobre o Reiki, a administradora Clara Gomes, que ministrou a terapia alternativa, explica como as emoções implicam no físico humano. “As emoções impactam o nosso físico, se estou com alguma dor, ela tem causa emocional e precisa equilibrar a causa para resolver a dor. Reiki é amor! E toda energia de cura é obrigatoriamente, uma energia de amor”.
A Assistente de Administração, Yngrid Nogueira, conta o que sentiu ao fazer a Reiki. “Durante a terapia, fisicamente, pude sentir uma descarga em todo o corpo de rigidez. É como se o corpo ficasse mais leve e mais solto da tensão muscular. Mentalmente, os pensamentos se acalmam com o decorrer da terapia”.
Já na manhã desta sexta-feira (02), os servidores participaram da aula de dança “Soltinhos anos 60”, durante 1h realizaram movimentos coordenados pelo professor de dança e educador físico, Júlio César.
A servidora Eva Maria, que integra a Corte de Contas Piauiense há 35 anos, diz que se sente leve ao dançar: “Sempre gostei da dança, e aqui me sinto leve. Adoro participar do projeto”.
O projeto em parceria com a Unimed Teresina teve seu início em abril deste ano e segue para mais uma edição. A Coordenadora do Programa SER TCE, Kelly Maciel, reforça o convite para que outros servidores participem. “ Estamos de volta e queremos convidar a todos vocês servidores do TCE Piauí para estarem presentes às sextas-feiras, a partir das 08h da manhã em nossas atividades”.