O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e a ex-presidente, conselheiros Kennedy Barros e Lilian Martins, respectivamente, acompanhados da presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI), Adriana da Graça, e de várias lideranças e representantes do setor contábil, reinauguraram na sexta-feira (27) a Sala do Contador Francisco Aderne Chaves, localizada nas dependências do TCE-PI, destinada aos profissionais da Contabilidade que atuam no âmbito do Tribunal.
Na ocasião, o conselheiro Kennedy Barros disse que pretende ampliar as parcerias com todos os setores que representam a sociedade e as categorias profissionais, pois, “devido a um período de provações, o Brasil passou por um retrocesso, mas, agora está sendo reafirmado que somos um país onde a democracia está sendo retomada”, pontuou.
Antes da solenidade aconteceu uma reunião, no gabinete da Presidência, entre todos os envolvidos para discutir ações futuras a serem realizadas. Durante o encontro, o presidente, citando o escritor Hardi Filho, disse que “não são os cargos que dignificam os homens, mas, os homens que se tornam dignos deles”. A frase foi para homenagear o contador Francisco Aderne Chaves, o conselheiro federal Elias Caddah e a conselheira e presidente da 2ª Câmara do TCE, Lilian Martins, a quem considera um exemplo de mulher determinada. “Essas três pessoas foram e são pessoas que fazem. São exemplos de quem construiu o seu próprio destino”, disse o conselheiro Kennedy.
Ao usar a palavra, o presidente da Associação dos Contadores de Contas Públicas do Piauí, João Viana, disse que a categoria está sendo prestigiada pelo TCE-PI com um espaço para a atuação dos profissionais que procuram a Corte de Contas para exercer o seu trabalho. O conselheiro federal Elias Caddah informou que o Conselho Federal de Contabilidade mantém uma parceria com a Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) para ofertar cursos a gestores de todos os níveis e sugeriu que essa mesma parceria seja replicada no Piauí entre o CRC-PI e o TCE-PI.
A presidente do Instituto de Mulheres Contadoras do Estado do Piauí, Janaína Melo, agradeceu, em nome da família, a homenagem prestada a Francisco Aderne Chaves, falecido em 1990, e disse que ele, por várias décadas, prestou serviços contábeis a mais de 60 municípios do Piauí e do Maranhão. Ele fundou a Sertam (Serviços Técnicos à Administração Municipal) e, hoje, seus familiares dão continuidade ao empreendimento.
A conselheira Lilian Martins rememorou a saga para a reimplantação da Sala do Contador, desde abril de 2022, quando ela presidia o Tribunal de Contas. Disse, ainda, que, naquela época, foi proposta uma parceria para que fossem ministrados treinamentos sobre a nova Lei de Licitações e em outras áreas pertinentes à contabilidade. “Essa parceria não se efetivou por razões outras, mas, o TCE-PI continua aberto para discutir essas atividades essenciais ao exercício da contabilidade”, frisou a conselheira Lilian.
A presidente do CRC-PI, Adriana da Graça, agradeceu ao TCE Piauí pela cessão do espaço e disse que estava orgulhosa por entregar a sala aos profissionais. “Espero que essa parceria continue firme. Quero agradecer à conselheira Lilian (Martins) pela generosidade”, frisou.
O Sala do Contador começou a funcionar em 2012, na primeira gestão de Kennedy Barros como presidente da Corte, e ficou desativada devido a diversos fatores, dentre eles, a pandemia da Covid-19.