O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros, e os conselheiros Kleber Eulálio, Rejane Dias e Abelardo Vila Nova, estão em Salvador (BA) participando do VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas. O evento foi aberto na tarde dessa quarta-feira (01) e prossegue até amanhã, dia 03. O diretor de Fiscalização de Políticas Públicas do TCE-PI, auditor Gilson Araújo, também participa do Congresso.
No primeiro dia da programação foram feitas várias homenagens a Ruy Barbosa, patrono dos Tribunais de Contas (no dia em que foram completados 100 anos da sua morte), com a presença de várias autoridades da Bahia e de outros estados, além de representantes de instituições da área de controle, como o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Cezar Miola, e presidente do Instituto Ruy Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes.
Na ocasião foi lançada uma revista em quadrinhos sobre a vida de Ruy Barbosa (intitulada “Ruy, do sonho à realidade”) e proferida uma palestra pelo professor, escritor e jurista Edivaldo Brito sobre a “Atualidade da obra de Ruy Barbosa” e, em seguida, o também professor e jurista, Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, discorreu sobre o tema “Tribunais de Contas e desenvolvimento social, econômico e sustentável: um pilar de essencialidade do Controle Externo”.
O Congresso segue nesta quinta-feira (02) com reuniões técnicas e oficinas sobre as experiências dos Tribunais de vários estados e entidades que também trabalham com o controle de contas, durante toda a manhã. À tarde acontecem conferências sobre a “Auditoria do Futuro”, com Magdalena Cordero, do Tribunal de Contas Europeu; e “O Tribunal de Contas da Grécia e o Combate à Corrupção em prol do Desenvolvimento”, com Anna Papapanagiotou, conselheira do TC grego, além de diversos outros seminários paralelos.
O congresso é promovido de forma conjunta pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), apresentando como tema “Desenvolvimento e controle: um diálogo a favor da cidadania”. O evento termina amanhã com mais conferências sobre a importância e o papel dos Tribunais de Contas no controle das políticas públicas e com a reunião dos presidentes dos Tribunais de Contas dos estados, e uma reunião dos presidentes dos Tribunais de Contas dos municípios.
A conselheira Rejane Dias e o diretor da DFPP, auditor Gilson Araújo, durante reunião técnica sobre a Primeira Infância, na programação do Congresso