Educação de Oeiras é destaque em evento no TCE Espírito Santo

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O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio do seu diretor de Fiscalização de Políticas Públicas, auditor Gilson Araújo, esteve em Vitória-ES, nesta quinta-feira (15), para acompanhar a solenidade de assinatura do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) da Educação, proposto pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) aos municípios capixabas e ao próprio Estado. Na oportunidade, a gestão da Educação do município de Oeiras-PI foi destaque, tornando-se referência à Educação do Espírito Santo.

Na ocasião, a secretária de Educação de Oeiras, Tiana Tapety, proferiu palestra com o tema “Gestão Educacional: uma visão prospectiva e propositiva da educação pública em Oeiras”. Também na oportunidade, houve a participação do prefeito de Sobral-CE, Ivo Gomes, que falou sobre a “Transformação da política de educação de Sobral”.

A secretária Tiana Tapety é professora da rede estadual há 30 anos e relatou como a cidade de Oeiras realizou um reordenamento da rede educacional, o que proporcionou concentrar a melhoria da infraestrutura das escolas, a valorização dos profissionais da educação, garantindo o pagamento do piso do Magistério, entre outros pontos. Além disso, relatou como ocorre a integração com as demais redes de serviços públicos para garantia de direitos. 

Mais de 60 prefeitos capixabas, além do governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, estavam presentes. O diretor de Fiscalização de Políticas Públicas do TCE-PI, auditor Gilson Araújo, falou sobre o evento. “Oeiras tem se tornado uma referência nacional em Educação, em razão do avanço em diversos indicadores de aprendizagem. Em março de 2023, levamos uma equipe do TCE-ES para conhecer as boas práticas adotadas pelo município e, a partir dali, surgia a ideia de apresentar a educação de Oeiras aos prefeitos do Espírito Santo”, disse.

Os objetivos do TAG Educação do TCE-ES são a eliminação da concorrência entre as redes da educação básica municipal e estadual; a otimização e o reordenamento das redes da educação municipal e estadual; a definição de critérios mínimos para a escolha do gestor escolar; e a criação de uma câmara regional de compensação para disponibilização de servidores entre as redes de educação básica.