“Diálogos com o Futuro” começa nesta segunda-feira (21)

, em Destaques, Notícias

Começa nesta segunda-feira, dia 21, a 1ª Conferência “Diálogos com o Futuro”. Serão cinco dias de palestras, painéis e debates com autoridades nacionais das áreas de controle externo, direito, cidadania e comunicação para marcar as comemorações dos 124 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

O evento será realizado até sexta-feira no auditório da Corte de Contas, reunindo profissionais, estudantes e administradores em um ciclo de discussões das mais importantes para a sociedade.

A programação integral está disponível aqui. As inscrições podem ser feitas por dia de palestras, com direito a certificado.

Na segunda-feira, dia 21, logo após a solenidade de abertura feita pelo presidente do TCE Piauí, conselheiro Kennedy Barros, às 8 horas, vai acontecer a conferência “Democracia e Legitimidade”, apresentada pelo diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Celso Campilongo.

Às 10 horas o advogado Marcus Vinicius Furtado Coelho, ex-presidente nacional da OAB, vai apresentar o painel “Jurisdição Constitucional e Estado de Direito”. Às 11h30 será outorgado a várias personalidades “O Colar do Mérito do TCE Piauí”.

A partir das 11h30, no plenário do TCE, será realizada a Solenidade de Outorga da Medalha do Mérito do TCE-PI Conselheiro Jesualdo Cavalcante. Serão homenageadas 16 personalidades da comunicação, do direito e da administração pública, como parte das festividades de aniversário da Corte.

Serão agraciados Áurea Emília Bezerra Madruga, Charles Carvalho Camilo da Silveira, Cláudia Brandão de Oliveira, Fábio Nuñez Novo, Flávia Gomes Cordeiro, Gilson Soares de Araújo, Hamifrancy Brito Menezes, Helbert Maciel, Luís Emílio Xavier dos Passos, Mônica Mendes da Rocha, Niède Guidon, Olabo Rebêlo de Carvalho Filho, Reginaldo Moura de Carvalho, Themístocles de Sampaio Pereira Filho, Yala Sena e Zózimo Tavares Mendes. Receberão também o Colar do Mérito referente ao exercício de 2022 Liana do Rego Motta Veloso e Manoel Edilson Cardoso. A Comenda foi instituída em junho de 2003, mas recebeu o nome do Conselheiro Jesualdo Cavalcante através da Resolução 07/2019, de 28 de fevereiro de 2019. A honraria é concedida à personalidades que tenham prestado relevantes serviços à sociedade e ao controle externo.

Palestrantes 

Celso Fernandes Campilongo possui experiência em direito empresarial e direito da concorrência, além de ser diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e professor da Pontifícia Universidade Católica. É doutor em Direito pela USP, ex-membro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), além de ter atuação como árbitro em algumas das mais importantes câmaras de arbitragem do Brasil e do mundo.

Marcus Vinicius Furtado Coelho é ex-presidente nacional da OAB nos anos de 2013 a 2016, entidade da qual é presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal, foi membro da Comissão do Senado Federal responsável pela elaboração do Novo Código de Processo Civil. É doutor em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e especialista pela Universidade Federal de Santa Catarina.