O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), realizou nos dias 09, 10 e 11 o curso de “Linguagem Simples, Redação Técnica, Técnicas de Argumentação e Qualidade nos Votos, Pareceres e Acórdãos em Processos de Controle Externo”. As aulas foram ministradas pelo conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Luiz Henrique Lima.
O curso, voltado para os servidores do TCE-PI, teve como programação, palestra sobre os desafios da comunicação escrita e as características do texto técnico, oficinas práticas de planejamento textuais, dentre outros assuntos.
“O objetivo do curso é aprimorar a qualidade na redação dos pareceres, relatórios, votos e demais documentos de controle externo no Tribunal de Contas do Piauí. Nós apresentamos os principais desafios da comunicação, as principais características dos textos técnicos, os requisitos de qualidade, utilizamos muitos exemplos e atividades práticas de estudos”, pontuou Luiz Henrique, ministrante da formação.
Para a servidora Giselle Tourinho o curso foi muito elucidativo e instigante. “Trouxe novas informações e chamou atenção para a necessidade de um texto técnico mais objetivo e conciso, que proporcione a compreensão da sociedade sobre as decisões do Tribunal de Contas. Esse tipo de curso aprimora muito o trabalho dos servidores do Tribunal”, afirmou.