O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Diretoria de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas (DFCONTAS), participou do Encontro Estadual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), realizado nos dias 2 e 3 de outubro de 2025, em Teresina.
O evento, uma iniciativa do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Piauí (CECANE-UFPI), teve como objetivo fortalecer a política pública de alimentação escolar no Piauí, promovendo a integração entre os diversos atores do programa, a qualificação técnica e a troca de experiências práticas voltadas à melhoria da execução do PNAE.
Durante o encontro, a diretora da DFCONTAS, Liana Melo, apresentou os resultados do trabalho de fiscalização concomitante desenvolvido pelo TCE-PI na área da alimentação escolar, destacando os principais achados e as ações implementadas pelo Tribunal para aprimorar a gestão dos recursos aplicados pelos municípios.
Para a professora Marize Melo dos Santos, coordenadora do CECANE-UFPI, o encontro representou um espaço estratégico de construção coletiva a cooperação entre Centro e o TCE-PI. “Essa parceria bem-sucedida integra conhecimento técnico e atuação fiscalizatória do TCE, além de assessoria às Entidades Executoras do PNAE realizada pelo CECANE para aprimorar as práticas de gestão e assegurar que os recursos destinados à alimentação escolar sejam aplicados de forma eficiente e transparente garantindo a oferta de alimentação adequada e saudáveis aos estudantes”, frisou.
“A alimentação escolar desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e do desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública. Além de garantir o direito à alimentação adequada, o programa contribui para a permanência dos alunos na escola, favorece o aprendizado e incentiva práticas alimentares mais saudáveis desde a infância. No contexto do Piauí, a efetividade dessa política pública representa um importante instrumento de combate à vulnerabilidade social e de valorização da agricultura familiar local”, destacou Liana Melo, diretora da DFCONTAS.