O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) empossou hoje (dia 7) quatro novos auditores de controle externo que foram aprovados no concurso público realizado em 12 de janeiro de 2025 com a oferta de 12 vagas imediatas, além da formação de cadastro reserva, todas destinadas a candidatos com nível superior. A nomeação de Levy Lima Nunes, Allan Sousa dos Santos, Alan de Souza Araújo, Rayanne Maria Martins Ribeiro da Silva, Adriano de Lima Vieira e Christiano de Sousa Maia foi publicada no Diário Oficial.
O presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, saudou os novos auditores desejando-lhes boas-vindas e afirmando que, ao receber servidores concursados, está reconhecendo e valorizando o conhecimento. “Vocês se prepararam, vocês estudaram para passar e agora chegou a hora da bonança, a hora da colheita. Queremos, depois desses chamados hoje, nomear mais oito até o final do ano. Serão seis das áreas específicas e mais dois das cotas”, frisou.
Kennedy Barros lembrou também que o serviço público exige dedicação e é um aprendizado contínuo. “Não é passar e se acomodar. Precisamos ter a sensibilidade de atender os direitos das categorias sem deixar de cobrar os seus deveres. Tramita no Congresso Nacional uma proposta de reforma administrativa, e, embora eu creia que ela não seja votada neste ou no próximo ano, no primeiro semestre de 2027 ela vai tramitar e é preciso ter atenção, porque ela vem mudando muita coisa”, alertou.
O secretário de controle externo, auditor Luís Batista, também saudou os novos colegas lembrando que entrou no TCE-PI em 12 de maio de 2017 e desde então trabalha para que os resultados das ações da Corte sejam cada vez mais sentidos pela sociedade. “O trabalho que a gente faz aqui repercute na sociedade, e a presença de vocês aqui irá agregar ainda mais em nossas ações”, frisou.
As 12 vagas iniciais do concurso foram distribuídas entre três áreas de atuação: Tecnologia da Informação (06 vagas), Engenharia (04 vagas) e área comum (02 vagas), que contempla profissionais de qualquer curso superior. Na área de Tecnologia da Informação, duas vagas são voltadas para foco em Infraestrutura e Segurança, ambas de ampla concorrência. Outras quatro vagas são destinadas às especialidades de Sistemas, Engenharia de Dados e Ciência de Dados, sendo três para ampla concorrência e uma reservada para candidatos negros/pardos.
Para Engenharia, são quatro vagas, sendo três de ampla concorrência e uma para negros/pardos. Já a área comum conta com duas vagas imediatas, ambas de ampla concorrência. O cargo de Auditor de Controle Externo tem vencimento básico de R$ 17.642,47, além de benefícios como gratificação de desempenho, auxílio-alimentação e auxílio-saúde. Os novos nomeados integrarão a carreira na área de Controle Externo do TCE-PI, atuando na fiscalização e no controle da aplicação dos recursos públicos no estado.