TCE inicia a programação de Novembro Azul

, em Destaques

Dr. Aurus Dourado mostra técnica de cirurgia laparoscópica (Foto: Daniela Blanco)

 

A campanha Novembro Azul no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) tem durante todo o mês uma programação especial para os servidores acerca da saúde do homem. Nesta quinta-feira (10) o urologista Aurus Dourado ministrou uma palestra sobre câncer de próstata, advertindo os sintomas, riscos e prevenção.

 

Segundo estimativa mundial feita pelo INCA, o câncer de próstata atinge cerca de 1,1 milhão de homens por ano no mundo, perdendo apenas para o câncer de pulmão, o mais incidente, que afeta 1,8 milhão da população.

 

O urologista aponta que homens com histórico familiar de câncer e negros tem maior risco de desenvolverem o câncer. “O risco relativo aumenta com o número de familiares afetados, grau de parentesco e a idade do diagnóstico. Os negros tendem a ter maior possibilidade de terem a doença por fatores genéticos, mas um dos grandes agravantes para todos os homens é principalmente a obesidade”, alerta o médico.

 

Devido a maior prevenção nos últimos anos, os pacientes descobrem o câncer em estágios menos avançados, mas ainda assim a conscientização e o acesso a informação é de extrema importância para que os números de mortalidade por câncer de próstata diminuam ainda mais. A taxa de cura é alta quando os exames preventivos são feitos rotineiramente. O toque retal e o exame de medição do PSA (Antígeno Prostático Específico) são fundamentais no diagnóstico do câncer de próstata e são recomendados para homens a partir de 40 anos.

 

Os tratamentos para este tipo de câncer são radioterapia, recurso cada vez menos utilizado, pois causa mais efeitos colaterais; braquiterapia (radioterapia interna), método com riscos menores que a radioterapia; e a cirurgia laparoscópica, com a técnica cada vez mais eficiente.

 

No entanto, prevenir é melhor que remediar. O Dr. Aurus Dourado afirma que há três fatores importantes para a prevenção: alimentação saudável, atividade física e redução do estresse para evitar o câncer.

 

A programação segue até o fim do mês com palestras sobre obesidade, planejamento financeiro e prevenção em saúde.

 

alt

 

alt

 

alt