O Plenário do Tribunal de Contas do Piauí decidiu nomear a Escola de Gestão e Controle do TCE-PI como “Conselheiro Alcides Martins Nunes” durante a sessão da última quinta-feira (24).
O Conselheiro Kléber Dantas Eulálio levou a proposição ao colegiado e destacou os relevantes serviços prestados pelo ex-conselheiro Alcides Martins ao Estado do Piauí, em especial à Corte de Contas e as causas do Controle Externo.
A Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Martins Nunes foi fundada em 2009 e realiza cursos, capacitações, treinamentos e atividades relacionadas a processos educativos ligados ao Tribunal de Contas e ao desenvolvimento de seus colaboradores.
Alcides Martins Nunes
Alcides Martins Nunes nasceu em 19 de Maio de 1918 na cidade de Valença do Piauí. Em 1945 concluiu o curso de Ciências Jurídicas e Sociais no estado vizinho da Bahia.
Após a formatura exerceu a advocacia e durante três mandatos foi deputado do Piauí, chegando a Presidência da Assembleia Legislativa. Alcides Nunes também foi professor de História do Piauí e Jornalista.
Em 19 de setembro de 1957 tornou-se membro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, onde instalou e dirigiu a Diretoria de Assuntos Municipais – DAM, atualmente Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal – DFAM.
Além disso, foi supervisor da Auditoria Externa e ocupou a vice-presidência do TCE-PI por seis biênios, presidindo a Corte de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 1980. O ex-conselheiro aposentou-se em 13 de abril de 1987, depois de 30 anos de serviços prestados com empenho e dedicação ao TCE-PI.